A estaca perfuratriz remete-se a máquina utilizada para estacas moldadas in situ através de um trado helicoidal. Estas máquinas servem para fazer furos no solo, onde após essa etapa serão formadas estacas que deve sustentar as edificações projetadas para obra. A perfuratriz estaca escavada pode estar apoiada tanto sobre esteira, como sobre um caminhão.
Para usuários e clientes leigos no assunto, a estaca escavada é um tipo de fundação moldada diretamente dentro canteiro de obras, através de equipamento em forma de hélice (broca de grande porte rotativa). Adaptada em caminhões, ou máquinas dotadas de esteira, ambos são capazes de sustentar o equipamento e se locomover facilmente no local da obra executando os furos conforme especificado no projeto, posteriormente acontece a colocação da armadura de ferro ou aço e logo em seguida a concretagem, esses projetos são utilizados atualmente em fundações de obras para a construção civil, tanto residenciais como industriais e comerciais.
A estaca strauss é uma estaca de concreto moldada in loco, executada através da escavação, mediante emprego de uma sonda (também denominada piteira), com a simultânea introdução de revestimento metálico em segmentos rosqueados, até que se atinja a profundidade projetada. A concretagem é realizada lançando-se o concreto e retirando-se gradativamente o revestimento com o simultâneo apiloamento do concreto. O revestimento integral assegura a estabilidade da perfuração e garante as condições para que não ocorra a mistura do concreto com o solo ou o estrangulamento do fuste da estaca. No caso de estacas armadas, a armadura é inserida antes dos procedimentos de concretagem.
Estaqueamento, à grosso modo, é o que nasce embaixo do terreno, a raiz de uma casa. Sua realização é de extrema importância para que a construção tenha uma base forte, já que ele faz parte de um dos tipos de fundação utilizados para erguer uma residência.
O estaqueamento é necessário em alguns terrenos que apresentam solo mais instável, popularmente conhecido como solo mole. Ou seja, o chão não apresenta capacidade de suportar elevadas cargas ou está sujeito a processos erosivos. Nesse caso é preciso estaquear para que o peso da construção seja suportado a fim de deixá-la estabilizada, e sem que haja danos no futuro.